sexta-feira, 22 de abril de 2016

Amarrar os sapatos x mundo digital



     Eu tenho lido e ouvido várias discussões a respeito das crianças estarem conectadas em idades ainda tão pequeninas, mas não saberem amarrar seus tênis aos 6 anos, por exemplo.
E aqui vai meu desabafo sobre essa comparação! E se você está esperando que eu critique o fato de uma criança não saber amarrar seus sapatos, mas adorar uma tecnologia, não vá até o final desse post, porque a minha colocação é exatamente ao contrário.
     Eu concordo que essa geração desenvolve, cada vez mais cedo, habilidades com os eletrônicos e anda super conectada (até demais!). Concordo que é desnecessário e exagerado crianças, às vezes com menos de 2 anos, possuir seu tablet e contas de e-mail ou perfis em redes sociais. Já postei aqui sobre a minha preocupação com o limite que damos à tecnologia nas nossas vidas e a minha indignação a uma cena, infelizmente corriqueira (você pode ler em O limite da tecnologia). Também já postei, semana passada, sobre crianças nas redes sociais com menos de 10 anos e a minha resistência a essa ideia. Concordo que as crianças hoje ficam muito tempo em frente a tablets, celulares, computador e vídeo game, deixando de interagir com o mundo real. Concordo que hoje estamos fazendo demais pelos nossos filhos e tirando suas possibilidades de desenvolver autonomia. Concordo com tudo isso!!
     O que não concordo é definir uma geração pela sua não habilidade em amarrar seus próprios sapatos. Vejo essa comparação “amarrar os sapatos x mundo digital” um tanto quanto simplista. E acho desrespeitosa a forma como acusam as mães cujos filhos não sabem amarrar os tênis sozinhos. Porque hoje tudo é motivo para apontar o dedo e criticar. Existe uma tentativa insana de nos cobrar a Mãe Perfeita. NÃO SOMOS!!
     Aí você vai dizer: ”Aposto que ela está falando isso porque o filho não sabe amarrar seus sapatos.”
    É verdade! Ele já tem 7 anos e amarra seus tênis com dificuldade. Mas mexe num eletrônico com extrema facilidade. E assim é com a maioria dos seus amigos. E vou te dizer porque aqui em casa é assim: infelizmente, eu deixei a rotina acelerada do mundo atual tomar conta dos meus dias e amarrava eu mesma seus sapatos para “ganhar” tempo. E desenvolver essa habilidade realmente não era uma preocupação minha. E não me sinto menos mãe por isso. Apenas não era uma prioridade. Mas posso garantir que ele é muito carinhoso, atencioso, inteligente e obediente. Prezo pela educação e gentileza. Ele agradece e usa as palavrinhas mágicas. Estabeleço regras para fazer o dever, estudar, arrumar a própria cama, quarto e banheiro. Escova os dentes antes de dormir sem que eu precise mandar. Leva o prato e copo para a cozinha após as refeições. Escreveu seu nome sozinho ainda com 2 anos, muito depois de ter largado a chupeta e as fraldas; nunca fez xixi na cama. Sempre foi muito bem articulado para falar, adora conversar e tem muita facilidade com os números. Gosta muito de jogos de tabuleiro e eletrônicos. Enfim, desenvolveu muitas outras habilidades, que não amarrar seus sapatos sozinhos antes dos 7 anos. Perfeito? Não! Comete travessuras, tem dificuldades e faz coisas erradas como toda criança e é muito preguiçoso e desastrado (o que muitas vezes me leva à loucura rs). Ahhh, e também ainda não sabe andar de bicicleta sem rodinhas. Mas me orgulho enormemente e sou completamente apaixonada pela criança que ele é.
     Só gostaria de dizer a todas as mamães cujos filhos ainda não amarram seus sapatos que não se sintam menos competentes por isso. E, sim, eu entendo que falhamos, mesmo querendo acertar, e que a rotina corrida do mundo contemporâneo nos fez reconsiderar nossas prioridades. Se perdoe por isso. E viva a nossa imperfeição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário